segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Biomassa de Banana Verde

 

Como farmacêutica, sempre fui muito curiosa e interessada no tema alimentação saudável, principalmente porque o meu lema é “Faça do seu alimento o seu remédio” (Hipócrates). Então, busco opções saudáveis para as minhas receitas. Entre essas opções está a Biomassa de Banana Verde.

download

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta.

O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, porém, não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.

8 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA

  1. Melhora o funcionamento do intestino;
  2. Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico;
  3. Por ser rica em fibras, é capaz de promover saciedade, sendo aliada do tratamento para obesidade;
  4. Reduz a absorção de gordura da dieta;
  5. Reduz a absorção de glicose da dieta;
  6. Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite e maionese, pois funciona como um espessante;
  7. Nas preparações sem glúten, melhora a textura dos alimentos, deixando as preparações mais macias;
  8. Fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

Eu utilizo a Biomassa de Banana Verde pronta integral e orgânica, que é muito fácil de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais:

biomassa-de-banana-verde-organica-integral-la-pianezza-250g

 

Para quem está disposto a preparar a Biomassa de Banana Verde em casa, aí vai a receita:

Biomassa-de-banana-verde

Em breve estarei postando receitas com a Biomassa de Banana Verde.

Saudações Estradeiras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário